Nesta terça (19), o Facebook  anunciou o lançamento da função Lojas, que busca reunir desde grandes nomes do mercado a comerciantes independentes. A novidade chega para o Instagram também, cujo objetivo é auxiliar pequenos negócios que estão com dificuldades por conta da crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

No Facebook, o comércio já está lá há algum tempo, com anúncios na linha do tempo pessoal, em grupos, ou até pelo Marketplace. Mas, com Lojas, as empresas vão poder deixar seu negócio com um ar mais profissional, uma vez que poderão criar uma seção que ficará em destaque nas suas páginas, personalizar o canal, etc. 

A nova ferramenta também facilita o acesso dos clientes com o comércio, que poderá ser feito através do Face ou Insta. Já as marcas, poderão colocar seus produtos no catálogo e customizar sua loja como quiser.

Os usuários poderão, na loja virtual, salvar os produtos que chamarem sua atenção e fazer um pedido. A partir daí, a Loja o leva para o site do vendedor porém a ideia é ter a venda diretamente pelo facebook/instagram como é nos Estados Unidos.

Lojas também vai possibilitar o cliente a entrar em contato com o vendendor via Whatsapp ou Messenger, app de chat do Facebook. Além desta nova função, a rede social de Mark Zuckerberg vem trabalhando em outras ferramentas mercadológicas dentro de seus produtos. 

Outro meio que deve chegar em breve é a possibilidade de comprar produtos em tempo real durante transmissões de lives.